sexta-feira, 7 de julho de 2017

CIRANDA PUBLICADA/ O TEMPO ME ENSINOU... ISABEL C S VARGAS






PARTICIPANTES

1- Isabel C S Vargas
2-There Válio
3- Clara da Costa
4-Nidia Vargas Potsch
5- José Hilton Rosa
6- Alfredo dos Santos Mendes
7- Edilson Xavier de Menezes
8- Marinez Stringhetta/Mara Poeta
9- José Ernesto Ferraresso
10- Orlando Caetano
11- Maria Olga de Oliveira Lima
12- Gloria Tabet Marson
13- João Coelho dos Santos
14- Sonia Nogueira
15- Gina Maia
16- Yna Beta
17- Eline Santos
18- Mifori
19- Vitória Lynn
20- Zenaide Giovinazzo
21- Humberto-Poeta ( in memoriam)
22- Carolina Ramos
23- Cida Micossi
24- Nilza Stringhetta Rossi
25- Rita Rocha
26- Eugénio de Sá
27- Sérgio Diniz Barros Guedes
28- Suzete Palitos
29- SuelyDam
30- Nelson Carvalho
31- Maria de Fátima Delfina de Moraes
32- Sueli do Espírito Santo
33- Myrthes Mazza Masiero


O TEMPO ME ENSINOU
Isabel C S Vargas

Que a vida é curta,
Nada dura para sempre,
Nem o que é bom,
Nem aquilo que é ruim.
Ser pobre não é vergonha,
Ser rico não é pecado.
Fazer caridade é importante
Sem necessidade de espalhar que o fez.
Aceitação é uma atitude valiosa
O que não significa ser submissa.
Mais importante que o sucesso
É a paz interior conquistada no caminho.
Gostar de si não é ter ego exacerbado
E, sim ter uma boa autoestima.
A companhia dos outros é boa,
Mas gostar da sua é importante
Porque nem sempre teremos os outros perto.
Amor, cumplicidade, amizade, são fundamentais.
Deixe boas recordações por onde passar
Porque essas lembranças podem ser eternas.
Nunca feche portas
Podemos precisar passar por elas
Em caso de ter que recomeçar.
Viva e procure ser e fazer os outros felizes.


O TEMPO...

There Válio

O tempo é sábio...
mas também inexorável.
O tempo não perdoa os erros...
mas atenua a culpa...
se o arrependimento prosperar.
O tempo é marcante...
ele assimila o saber
glorifica as conquistas
e acalma a alma.
Não subestime o tempo...
e o tempo cobrará na amargura...
Ele é o senhor da razão!


O TEMPO...

Clara da Costa

Ah, o senhor tempo!
Senhor impassível, calmo e sereno,
marcando compasso nos corações
em tempo de espera.

Só o tempo mostrará o quanto
o momento é passageiro,
que urge a espera,
porque tudo vem ao seu tempo.

Tempo da tristeza,
tempo da felicidade.
Tempo da saudade
tempo do encontro.

Tempo de mocidade
tempo de velhice.
Tempo de caos,
tempo de paz.

O tempo...
é o senhor da razão!


O Tempo Urge!

Nídia Vargas Potsch

O Tempo, este carrasco impiedoso
nos acrescenta certa maturidade
mas está a nos roubar na saudade
o agasalho que nos oferece vaidoso.

Só nos damos conta de que passou
quando sentimos o peso dos anos
o andar um tanto vacilante que chegou
ao nos lembrarmos de nossos avós.

Mas a mente, ó Divino presente
não nos deixa na morte pensar.
Deseja viver, oculta o tempo passar.
Da dor inclemente é até sobrevivente...

E por que apenas na reta final
conseguimos acertar os ponteiros?
Se ainda temos muito que viver
que aprender, amar e tentar ser.

De qualquer modo, apurados
os haveres, prejuízos e as perdas
o restante foi lucro quase sempre
que o Tempo nos deixou arrebanhar.


O Tempo

José Hilton Rosa

À noite caminho na terra
É frio
Como o tempo alheio
Um dia para deixar de chorar
Pedir perdão à mãe ausente
Finda o choro da ironia
Lágrimas alheias ao choro
Preso ao tempo real
Triste ser!
Finda este tempo
Tempo se suspirar a paz


TEMPO DE SONHAR

Alfredo dos Santos Mendes

Meu tempo de sonhar é tempo vago.
É tempo acorrentado, prisioneiro.
O sonho que já fora meu parceiro,
É castigo que dentro de mim trago!

Tornou-se pesadelo, fez estrago.
Foi infiel, foi falso e traiçoeiro.
Se insinuou amigo verdadeiro,
Para tornar meu pranto, um vasto lago!

Dissipou ilusões que acalentei.
Desmoronou paixões que arquitectei,
Cruel desrespeitou meu sentimento!

Meus fantasmas p’ra sempre me deixaram.
Com eles minhas sombras arrastaram...
Nem deixaram resquícios de um lamento!


1O TEMPO

Edilson Xavier de Menezes/Edmen

Quando o tempo se fez canção, mostrou-me um belo sentir na alvura acetinada de uma linda recordação, ao ver o que foste o que fui e o que fomos. A certeza se fez presente na ausência do que eu buscava, e o amor mostrou-me o porquê em outra vida, eu tanto te amava. Foi lindo o que em outras vidas nossa alma guardou, foi mais belo ainda saber de ti, saber de mim, aquele que ali, além da eternidade sempre te amou.
Foi importante o que fomos em outras vidas mas, o que me atou a ti, o que te trouxe novamente a mim, foi o laço indissolúvel, atado em uma noite de belo glamour, esse laço de nós dois... Laço de amor.
Digo-te minha linda menina, minha bela senhora, o que hoje importa é abrirmos esta porta, neste tempo de agora.


O TEMPO

Marinez Stringhetta/Mara Poeta

Ah! Triste...
Descobrir na maturidade
Que o tempo não brinca
De ir e voltar
O tempo é implacável
Segue viagem
Não retrocede
Saber aproveitar essa viagem
Algo sublime
Conquista de poucos
O tempo lapida...
O tempo ensina
Feliz daquele que se alimenta
Desse ensinamento
E o espalha aos demais


O TEMPO NÃO PARA

José Ernesto Ferraresso

É hora de recomeçar, embora um pouco tarde.
Deixe tudo porque o tempo não para.
O tempo mudou! Hoje é diferente!
Temos de pensar nos tempos de hoje,
nos costumes, tradições, usos, porque tudo tem o seu tempo.
É hora de mudar! Hora de introspecção e de agir com a razão.
Devemos começar agora, ser atenciosos, para que
nos compreendam.
Temos de ver o passado com os olhos no presente.
O futuro sem esquecer do passado.
O tempo é nosso companheiro e nos mostra do que
necessitamos, e o que nos espera.
É tempo de começar, antes que tudo possa acabar.
Tempo é :
Vida!
Luta!
Meditação!
Recordação!


O TEMPO...

Orlando Caetano

O tempo ensinou-me
que amar é melhor
do que milhões
em dinheiro!

Melhor é o amor...
É o primeiro!


O TEMPO...

Maria Olga de Oliveira Lima

Há Deus em todo tempo
E em todo lugar.
Somente a figura de Deus é sábia
Para conduzir as nossas vidas.
É Ele que, com seu Incrível Poder
Encaixa o tempo nas horas certas
Em nosso cotidiano.
Basta a Deus entregar
Todos os nossos desafios e sonhos.
Lutar com fé e esperar...
O tempo é DELE...
A Felicidade é nossa
No momento oportuno.


O tempo...

Glória Tabet Marson

Assim é a nossa vida:
há um tempo de nascer,
de crescer e envelhecer.
Se ela está estremecida
e chega a ser dolorida,
virão tempos de bonança,
quando aí vem a lembrança
de um tempo que já passou
que você riu ou chorou,
e, hoje, o coração balança!...


O Tempo

João Coelho dos Santos

Dizes que Deus se esconde
Onde finda o caminho…
A eternidade é sempre longe,
Por muito que seja o tempo.


O Tempo

Sonia Nogueira

Vejo-te assim: obstáculo, limite
Varrendo horas, semeando segundos,
Mesmo que no poço não haja fundos
De ti, ó tempo, nunca estamos quites.

O maior oráculo de consultas tantas
Curador dos males, do esquecimento,
Tudo apaga dos rastros, és unguento,
Em ti, tudo é espera e esperas quantas!

Dei-me a ti passageira incansável
Debrucei-me, a leitura do saber.
Quanto mais te lia pra compreender,
Mais confusa me deixavas aliável.

E nas horas que me roubas o amor
És de mim meu único mediador.


Tempo

Gina Maia

Foi tempo de aprender...
de ganhar e de perder!
Foi tempo de amar
e ser amada, com a ternura
de mil beijos.
Vivi meu advento
que modificou meu querer.
Foi tempo de solfejar
e de agarrar os ensejos,
quando com a alma cantei!
Da letargia acordei
em madrugadas Corais.
Já do tempo sinto as marcas,
já se ouvem os meus ais.
Agora é na magia da Poesia
que prossigo no tempo cansada
mas por ela enamorada!


O TEMPO

Yna Beta

Ah...O tempo,
esse sábio que tanto nos ensina, não brinca e nem descansa.
Senhor do Universo que precisamos sempre ter por perto, mas nos é difícil alcançar.
Cremos que toda a desesperança, dores e desconforto ele irá com certeza, nos curar.
Tempo...venha amenizar minha saudade, consolar meu coração, espantar as decepções, trazer de volta as emoções...
Há quanto tempo eu lhe procuro, faça chuva ou faça sol, passam todas as estações do ano e não canso de esperar!


O TEMPO

Eline Santos

Percorri caminhos na ânsia de aprender,
A compreender, a ver meu semelhante
com lucidez...
Descobrir o tamanho da maldade,
Da ambição em alguns o bom caráter em outros.
Foram tantas as descobertas e felicidades
Foram muitas decepções e crescimento na alma.
Percorri caminhos na ânsia de aprender,
Hoje, tenho certeza que nada sei
E que tenho muito a aprender.


TEMPO

Mifori

Acompanha o meu viver :
será alegre e não triste
aliado ao meu querer,
ao que o coração conquiste.

O tempo depende da alma,
depende do coração;
vem com a paz que me acalma,
ao viver doce emoção.

Tempo é sempre positivo:
de esperança, de alegria,
tornando tudo festivo,
conforme meu dia a dia.

Pensamento: Viva com glória
o tempo devido e no devido tempo
muito bem a sua história.


 O Tempo me Ensinou...

Maria de Fátima Delfina de Moraes

...que a vida não para por nós,
que a dor nos cala a voz;
que tudo que dói um dia cura,
não é preciso viver preso às amarguras.
que a mudança deve vir de dentro,
e que ser feliz é viver bem o momento.


O Tempo

Vitória Lynn

O tempo é determinado pelas nossas ações que através dele, nos levam a colher o que plantamos e por isso, não está relacionado apenas aos segundos, minutos e as horas que passam, mas também aos boms momentos que vivemos juntos. O tempo nos faz refletir sobre a nossa vida, aliás ela por si só já é uma bela reflexão; as vezes, só ele é capaz de nos fazer encontrar respostas para muitas perguntas misteriosa que ficam no ar; ele nos faz entender muitas coisas, concluir nossos pensamentos e com ele, sempre algo novo e incrivel para descobrir.
Ah! Como o tempo é precioso, único, indispensável e tão maravilhoso! Basta apenas, sabermos aproveitá-lo da melhor forma possível, valorizando o que realmente é importante para nos fazer crescer.


TEMPO

Zenaide Giovinazzo

Meu Amor chegou!
Ficará o tempo
que a flor desabrochar,
ficará o tempo
que o ninho o aconchegar.
Aqui não existem gaiolas,
a hora que decidir,voará,
e o perfume de açucena
mim permanecerá.
Noite ainda,
escutarei o ruflar das asas,
e a aurora em fogo o receberá.
Repousarei a cabeça nas lembranças,
ouvirei as histórias do vento
para que a saudade eu esqueça,
e distraída esperarei,
até que de repente,
outro verão aconteça!


O TEMPO

Humberto -Poeta

Se pra mim nunca tens tempo,
não me causes contratempo,
procura tempo em teu tempo
e me arranja um sobretempo,
faça frio, faça bom tempo,
para o nosso passatempo,
que eu já não tenho faz tempo!


O Tempo

Carolina Ramos

Quando um beijo nos unia,
outros vinham a seguir...
- maldoso, o tempo fugia...
...e quem o via fugir?!


O Tempo

Cida Micossi

O tempo que passa
Relógio insensível
Por mais que se faça
É irreversível
O tempo que passa
Leva lembranças
Deixa saudade
Leva tristezas
Traz felicidade
Comboio impassível
Leva os meses, semanas,
Dias, estações...
O tempo que passa.


O Tempo

Nilza Stringhetta Rossi

Temporal de emoções
Só machuca corações na espera do amado
Saiu há pouco
Faz um bocado de tempo
Que sumiu à curva do caminho
Nem se voltou um pouquinho
Para olhar a porteira.
Lá estava ela derradeira
Soluçando baixinho
O tempo foi embora
A culpa é toda da escolha
Em tempo real.


Esse Tempo

Rita Rocha

Já fui até muito ferida
neste tempo que revejo;
não me sinto aturdida
na longa vida que almejo...

Sentindo-me mais estável
vivo até muito tranquila...
mas não é nada agradável,
ver o tempo passar na vida...


Num recanto do tempo

Eugénio de Sá

Foi numa foto que te conheci
E p’la ternura de umas poucas linhas
Em pensamentos ternos me perdi
Sonhando vidas que não eram minhas.

No coração guardei a tua imagem
Segredada aos sentidos exultantes
Sempre foste pra mim uma miragem
Inda te vejo como eras dantes.

Dá-nos a vida já nos seus ocasos
Perdidos já os ímpetos maiores
Outra visão mais doce dos amores.

E mesmo os que não foram consumados
Num recanto do tempo os guardamos
Apurando sabores dos melhores anos.


O TEMPO ESCOA

Sérgio Diniz Barros Guedes

O tempo é o corredor da vida
escala as muralhas dos mistérios
que existem em nós.
É implacável, voraz e tirano,
no passar dos anos.
Vai nos envelhecendo
para uma incógnita viagem
do pensar que está a passar...
A infância virou mofo,
a adolescência musgo fofo,
no baú abandonado,
olhos arregalados
dentro do pensar
diluídos na aragem,
coberto pelas lembranças
como velhas folhagens.
O tempo escoa...
o sino da igreja soa,
nas desertas ruas...
Vai o tempo apressado
como um relógio que assusta,
ao ressoar...


O tempo

Suzete Palitos

Menino afoito
Brincando de ser Senhor
Corre firme e ligeiro
Soprando momentos
Entre os acontecimentos
Contados no enquanto
Do passado, do presente e do futuro
Da nossa breve existência...


O tempo...

SuelyDam

O que é dar um tempo,
senão matar o que talvez já tenha morrido
e não se fez nada para salvar?

Quando alguém quer dar um tempo
é porque não teve tempo,
de não deixar que o tempo levasse o que tempo trouxe.

Se um dia quiser dar um tempo
não esqueça de que no meu tempo
o seu tempo tem a maior importância
e eu jamais deixaria que o tempo tomasse conta,
do tempo que passamos juntos!

Cuidado... com a palavra tempo
ela tem um significado diferente para mim
para você poder ser um remanejamento de tempo
mas para mim, com certeza é o começo de um FIM!


A JUVENTUDE E O TEMPO

Nelson Carvalho

O tempo não respeita o que é feito sem o seu concurso.
Quem tem tempo e por tempo espera, tempo é que o demo lhe leva.
O tempo perdido não volta mais.
Quando chegamos ao vigor dos vinte anos,
Pelo rumo da vida com risonhas quimeras,
Todos os dias são florescentes primaveras;
Todos os dias inventamos irreais planos!

Pra nós— isto é bem verdade— não há esperas
Algo nos motiva, até se passam oceanos;
Surge o amor, tornamo-nos super humanos,
Até se atravessa, as maiores crateras!
A mocidade é assim, espécie d’armadilha,
Ninguém vê, cai n’ela, porque ela fervilha,
De prazeres que, à volta tudo é, lindo, terno!...

Pior é o despertar, que surge anos depois,
Olhamos pra trás, vimos, deixamos de ser heróis,
Todos dias de primavera, são dias de Inverno!


O TEMPO

Maria de Fatima Delfina de Moraes

O tempo mostrou-me o quanto é precioso.
Pela indecisão de um minuto mudamos nossa vida inteira.
O tempo cura feridas,
acalenta a alma desenganada,
traz preciosidade à vida.
Ode ao Tempo sempre benfazejo e acolhedor!


O Tempo Passa

Sueli do Espírito Santo

O tempo passa, as coisas mudam
nosso passado torna-se ausente
mas algo lá em nossa essência
fica como dizendo: “Existimos”
precisamos seguir em frente.

O tempo passa, passa correndo
precisamos seguir vivendo
tudo o que ainda sentimos.


 O Tempo

Myrthes Mazza Masiero

Nosso lar está de pé,
resiste ao Tempo e aos ventos...
Nele, a fogueira da fé
é acesa em todos os momentos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário